Saúde alerta para proliferação do mosquito Aedes aegypti e aumento de casos da dengue

"A população deve voltar sua atenção aos recipientes que podem acumular água, principais criadouros do mosquito da dengue, em suas casas. Não devemos descuidar, pois a dengue também pode nos levar a morte".

O relato do responsável pelo Controle de Endemias do Município, Wilson Marcos de Oliveira, serve de alerta para os munícipes de Onda Verde sobre cuidados diante do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A cada semana, o número de casos de pessoas picadas pelo mosquito aumenta. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, o município contabiliza 27 casos notificados, sendo seis deles positivos para dengue e cinco em análise e aguardando o resultado.

De acordo com os agentes epidemiológicos, cerca de 80% dos criadouros estão dentro das casas. "Precisamos contar com os cuidados dos munícipes em suas próprias residências, nos quintais e vistoriando pontos possíveis para eliminação desses criadouros", explica.

Wilson chama atenção para locais como calhas, caixas d'água e os ralos em quintais e áreas internas pouco usadas, mas que podem acumular água e se tornar criadouros, além dos jardins, vasos e materiais descartáveis. Em alguns casos, os agentes têm encontrado dificuldades em vistoriar as casas de munícipes devido à resistência dos próprios proprietários.

Outro ponto que ajuda a sustentar a transmissão da dengue são as obras e construções que podem favorecer o acúmulo de água da chuva. Esses locais precisam ser vistoriados e limpos para eliminar criadouros do mosquito.

O trabalho de fiscalização contra a dengue vem sendo realizado initerruptamente pelos agentes do controle de vetores da Prefeitura mesmo no período de pandemia do coronavírus. Mas, os agentes reiteram que a fiscalização precisa partir do próprio proprietário do imóvel. "É importante a união e o trabalho de todos para a eliminação dos focos. A orientação é para que toda família determine um dia da semana para combater os focos do mosquito e fazer a varredura em sua casa", enfatiza.


Compartilhar


Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comentário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE
Carregando... Por Favor, aguarde...