Ir para conteúdo


Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook

ENQUETE
Qual departamento que a Prefeitura de Onda verde deveria investir mais?
VOTAR
Notícias
Principal   Notícias
 
28/04/2016
› PROGRAMA ATLETA DO FUTURO

PROGRAMA SESI – ATLETA DO FUTURO

 TEM LANÇAMENTO EM ONDA VERDE

 

 

 

Tendo como cenário o Ginásio de Esportes de Onda Verde, realizou-se no último dia 28 de abril a solenidade de lançamento do programa SESI- Atleta do Futuro – que tem como parceiros o SESI, a Prefeitura Municipal de Onda Verde e a empresa Constroeste Construtora a Participações. O SESI-SP- Atleta do Futuro é um programa de cunho sócio esportivo que utiliza o esporte como fomentador de ações sociais e de formação de cidadãos. É desenvolvido gratuitamente para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, através de três pilares: aulas permanentes, temas transversais educativos e a participação da família. Ao ato inaugural do programa estiveram presentes o Prefeito João Henrique Ribeiro Alves, o representante da Constroeste, Paulo Roberto da Cruz, o Diretor do Centro de Atividades do SESI de São José do Rio Preto, Laércio Douglas Rodrigo, o Coordenador de Qualidade de Vida do SESI de São José do Rio Preto, Sandro Giardini da Fonseca, além de vereadores, lideranças políticas e representantes da sociedade ondaverdense.

André Martins Norberto, gestor do projeto, por ocasião da solenidade de lançamento, deu maiores detalhes a respeito dessa iniciativa em Onda Verde. “ Inicialmente o programa deverá atender a 300 crianças. Os atletas do futebol que já estejam cadastrados e que estão participando de campeonatos regionais serão os primeiros alunos num total de 120. Os locais para o treinamento dos participantes será o Estádio Gil Catanoce e o Estadio Dorival Neves para a prática do futebol e do futsal respectivamente, sempre obedecendo a faixa etária de 6 aos 17 anos de idade. Os inscritos no programa receberão duas camisetas e um calção além do material esportivo didático que será fornecido pelo SESI aos professores do município. Já foram entregues as fichas de inscrição para todas as crianças da rede municipal de ensino e já estão sendo preenchidas com a devida autorização dos pais. Na sequência todas as crianças passarão pelo devido exame médico visando a verificação da habilidade física para a prática do esporte. Aprovadas, as crianças serão então encaminhadas para os competentes setores de conformidade com o esporte que escolheram. Os treinamentos serão feitos fora dos horários escolares. O esporte não poderá interferir do horário de estudo e isso abrange todas as modalidades de práticas esportivas. Os horários serão devidamente  estabelecidos de acordo com a grade horária do ensino municipal. As crianças que estudam no horário da manhã treinarão à tarde e os que estudam à tarde participarão do programa pela manhã. A Constroeste entrou como empresa madrinha. O Projeto depois de aprovado pela Câmara Municipal passou a contar também com a parceria da Prefeitura e do SESI. O programa Atleta do Futuro é algo inédito no município e é monitorado na questão de produtividade. Os relatórios desse monitoramento são posteriormente enviados para o SESI-SP e também para a empresa madrinha que é a Constroeste a fim de que os parceiros tomem conhecimento do trabalho e da produtividade dos alunos. Tudo é acompanhado passo a passo,” concluiu.

O coordenador de qualidade de vida do SESI de São José do Rio Preto, Sandro Giardini da Fonseca, também discorreu sobre os objetivos do programa recém-lançado em Onda Verde. “ O programa  vai além da entrega de uniformes que está sendo realizada. A entrega de uniformes é apenas uma pequena parte dos objetivos a serem atingidos e dar às crianças a responsabilidade de estarem representando o município e a parceria. O programa Atleta do Futuro tem por princípio a formação da criança enquanto cidadão e para isso ele utiliza o esporte como ferramenta. Além das aulas de esporte, a criança tem uma formação no sentido cognitivo, no sentido de crescimento enquanto cidadão. Os professores desse programa são capacitados duas vezes por ano, recebem treinamento por uma metodologia desenvolvida pelo próprio SESI, justamente para trabalhar com essas crianças. O programa preza cinco níveis de aprendizagem que vai dos seis anos de idade até os 17 anos passando pelas fases: multi esporte, pre esporte, esporte 1, esporte 2 e esporte 3. Em princípio estamos focados no futebol e no voleibol. Os professores são do município, as aulas são administradas no município, em espaços do município e com a orientação do SESI que acompanha tudo de perto orientando capacitando e cobrando resultados, é claro. O programa por ser do SESI que é o Serviço Social da Indústria, só existe porque  temos na parceria uma empresa que se interessou e que no caso é a Constroeste, a empresa madrinha desta realização,” explicou.

Professora de educação física do SESI, Irla Carla de Almeida, afirmou que as aulas do programa já serão iniciadas na semana seguinte e deixou detalhes quanto à inscrição dos interessados. “ As crianças podem procurar o setor de esportes da Prefeitura com a devida autorização dos pais e escolher os horários que se encaixarem melhor nos horários da escola. As crianças estão muito envolvidas e ansiosas por começarem e tudo indica que Onda Verde de fato abraçou a causa. A parceria para obter êxito  exige um trabalho sério. É preciso que se tenha foco no fato de ajudar as crianças a obterem não apenas o desenvolvimento físico mas também o envolvimento social. Nesse programa o atleta é uma consequência. A gente visa mesmo é a formação de cidadãos conscientes, competentes e entusiasmados e quem sabe descobrir talentos. A cada semestre será feita uma avaliação física e também de comportamento. Além disso existirão também as avaliações dos professores e dos pais,” detalhou a professora.

Ao final do evento o prefeito João Henrique Ribeiro, em seu discurso, agradeceu a todos que direta ou indiretamente estiveram envolvidos para o êxito do programa que de uma forma bastante presente beneficia as crianças de Onda Verde usando de uma ferramenta muito eficaz que é o esporte. “ Hoje estamos lançamos o programa Atleta do Futuro do SESI. Desde já quero deixar meus agradecimentos  a essa parceria SESI-Constroeste que é de fundamental importância para  o nosso município. O esporte em Onda Verde passa a ter um apoio importantíssimo que é a formação das nossas crianças e quem sabe revelar talentos que em outra situação não seriam descobertos. Na verdade estamos intensificando essa formação uma vez que a Prefeitura sempre se esmerou em apoio ao esporte de uma maneira geral. Agradecimentos especiais quero deixar aos parceiros que confiaram na nossa equipe, no nosso município e trouxeram esse excelente projeto para o futuro de Onda Verde. É nossa intenção não apenas proporcionar melhor qualidade de vida  para nossos idosos e crianças, mas também para a população de forma ampla através da Educação e da Saúde.” 

 
 
 

 
PREFEITURA MUNICIPAL DE ONDA VERDE
ENDEREÇO: Av: Romano Calil, nº 261 - cep: 15450-000
telefone: (17) 3268-1222 - Atendimento de Segunda a Sexta, das 10:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 horas.
Onda Verde/SP
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.