15/07/2015
› Governador Alckmin entrega 40 moradias em Onda Verde

Um dia de plena felicidade para 40 famílias marcou a quarta-feira, dia 15 de julho, quando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), entregou as chaves aos contemplados das moradias do Conjunto Habitacional Planalto Verde, que foram construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

O prefeito João Henrique Ribeiro Alves e o vice Paulo Roberto Fioramonti Junior, além dos vereadores ondaverdenses, recepcionaram as ilustres visitas do governador Alckmin, secretário da Habitação Rodrigo Garcia, deputados Carlão Pignatari e Orlando Bolçone; além de vários prefeitos e prefeitas da região.

Em discurso, o secretário Rodrigo Garcia citou que 40 famílias estavam realizando o sonho da casa própria, lembrando o esforço do governo estadual na área habitacional e o compromisso com a população, com obras bem feitas, ótima qualidade, e finalizou alertando os novos proprietários para que cuidem, não aluguem e não vendam, e principalmente, deem valor nesse imóvel.

O prefeito João Henrique disse que era um dia muito importante para Onda Verde, com a entrega das casas populares. “Hoje são quarenta famílias saindo do aluguel. Um benefício muito grande pra elas, e é uma honra receber o melhor governador que o estado de São Paulo já teve para participar dessa alegria”, afirmou.

João Henrique disse também que o município não consegue sobreviver sem a ajuda do governo estadual. Agradeceu ao apoio dos deputados Pignatari e Bolçone e em especial ao secretário Rodrigo Garcia, e aproveitou para fazer alguns pedidos ao governador, como recape no bairro Alvorada, reforma no campo de futebol e no clube municipal, que foi confirmado a liberação de R$ 500 mil para estas obras.

Finalizou fazendo um pedido especial, para que Alckmin se candidate a presidente do Brasil.

Alckmin disse que é único governo do Brasil que constrói casas populares em cidades com menos de 20 mil habitantes, gerando empregos. As casas do conjunto de ótima qualidade, com toda infraestrutura e um valor baixo de prestação.

Elogiou os deputados presentes e encerrou dizendo que, “o mais importante é realizar o sonho da casa própria. O sonho da família é o teto. Quem vive de salário é difícil, mas quem ganha tem acesso ao programa”.

As famílias beneficiadas foram sorteadas por meio de sorteio público e terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos desembolsará 15% dos rendimentos. Em Onda Verde, 90% das famílias que receberam as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 118,20.

O Conjunto Habitacional Planalto Verde foi entregue com infraestrutura completa: redes de esgoto e água e iluminação pública. As ruas estão pavimentadas e contam com paisagismo e passeio público ecológico (concreto e grama). As casas possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 43,5 m² de área construída. "A gente vê a qualidade deste residencial. Asfalto, água, esgoto, muro divisório, calçada, casas de alvenaria, esquadrias de alumínio e aquecedor solar", completou o governador Geraldo Alckmin. O aquecedor solar para água do chuveiro reduz em até 30% o consumo de energia elétrica.

Foram investidos pela CDHU R$ 3 milhões no empreendimento, edificado em parceria com o município, e os recursos financeiros foram repassados para a prefeitura, que doou o terreno e administrou a obra. Com entrega deste residencial, já são 423 moradias construídas pela CDHU em Onda Verde.